Concurso Aeronáutica 2019 para formação de Sargentos

Por 21 de novembro de 2018Dicas e Novidades

A Força Aérea Brasileira – FAB abre anualmente seleção de mais 200 vagas para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) destinado a jovens de 17 a 25 que queiram seguir a carreira militar. O Concurso da Aeronáutica é nível médio e oferece uma boa remuneração com reajuste anual.

O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

As vagas possuem especialidades que serão escolhidas pelo futuro sargento. Entre elas estão: Comunicação; Foto Inteligência; Guarda e Segurança; Eletricidade e Instrumentos; Estrutura e Pintura; Meteorologia; Suprimento; Informações Aeronáuticas; Bombeiro; Cartografia; Desenho; Eletromecânica; Metalurgia; Controle de Tráfego Aéreo.

Os aprovados em todas as etapas do exame de admissão e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) se apresentam na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), para realizar Concentração Final e Habilitação à Matrícula.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 2 (dois) anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Ao iniciar o curso o aspirante à sargento passa por um período de adaptação e acompanhamento onde serão realizadas atividades voltadas para a especialidade escolhida. E finalizado o período de dois anos do Curso de Formação de Sargentos o aluno é promovido à graduação de Terceiro-Sargento Especialista da Aeronáutica.

Ainda não está confirmado o Concurso da Aeronáutica em 2019 mas você já pode ir se preparando para a prova. Os candidatos selecionados no próximo ano deverão ingressar ao Curso de Formação de Sargentos em 2020.

 

Requisitos Básicos

  • ser brasileiro(a);
  • não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula
  • ter concluído o ensino médio em uma instituição reconhecida oficialmente

Concurso 2018

A edital do Concurso da Aeronáutica de 2018 foi divulgado em julho e prova teórica ocorrerá dia 25 de novembro. Serão selecionados 279 candidatos para iniciarem o Curso de Formação de Sargentos (CFS) no segundo semestre de 2019. A remuneração para será de R$ 3.825 em 2019, com aumento de R$ 29,7% ao ano.

Para os candidatos que optarem por alguns grupos específicos de especialidades após a Concentração Final na EEAR, haverá um período de adaptação e acompanhamento, durante o qual serão realizadas atividades voltadas para orientação profissional. Posteriormente, cada candidato preencherá a Ficha de Opção de Especialidade, documento em que colocará as especialidades com vagas disponíveis na opção escolhida, em ordem de prioridade, de acordo com sua preferência.

ETAPAS DO EXAME DE ADMISSÃO

Este Exame é constituído das seguintes etapas:

  1. a) Provas Escritas;
  2. b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  3. c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  4. d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  5. e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  6. f) Validação Documental.

As Provas Escritas são de caráter classificatório e eliminatório. A INSPSAU, o EAP, o TACF, o PHC e a Validação Documental são de caráter eliminatório.

Sobre a EEAR

A EEAR é o maior complexo de Ensino Técnico – Militar da América do Sul sendo uma Organização do Comando da Aeronáutica. Sendo responsável pela formação e graduação de sargentos.  Os cursos oferecidos são o CFS (Curso de Formação de Sargentos) e o EAGS ( Graduação de Sargento.

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) tem a duração de 02 anos e exige que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) tem duração de aproximadamente 01 ano, e o candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força Aérea

O EAGS, com duração de aproximadamente 24 (vinte e quatro) semanas, ministrado em regime de internato e tem como objetivo proporcionar aos estagiários experiências de aprendizagem que os capacitem ao exercício da profissão militar e ao desempenho das atribuições inerentes à graduação nas especialidades previstas para o seu Quadro.

Da mesma forma que o CFS, forma Sargentos Especialistas para a Aeronáutica. Escolaridade: Curso técnico (nível médio), de acordo com as especialidades de interesse da Aeronáutica, ou o Ensino Médio (candidato à especialidade de Música). Abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

 

Curso de Formação de Sargentos (CFS)

A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações, além de aumentar-lhes a capacidade de assimilação proveniente dos conhecimentos técnico-especializados próprios do CFS.

A instrução ministrada no Campo Militar busca, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. Além das características de resistência física, necessária ao profissional militar, procura-se por meio da referida instrução sedimentar no aluno os princípios basilares da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também, os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do curso, o futuro Sargento esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado constitui-se na fase da formação em que o discente é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo COMAER. Desse modo, ela está dimensionada com conhecimentos teóricos e práticos, de tal forma que o aluno, ao longo dos quatro semestres letivos, torne-se capaz de atingir um nível de proficiência eficaz e compatível à especialidade.

Um período de instrução de aproximadamente 40 (quarenta) dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, será ministrado exclusivamente de forma coletiva aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna, estando inserido na instrução do Campo Militar.

Mais informações: EEAR

Fonte: FAB

 

AeroSimulados

Quer seguir carreira na Aviação Civil? Continue acompanhando nossos textos e sobrevoe um mundo de possibilidades, descubra carreiras, e se prepare na melhor e mais atual ferramenta de auxílio ao estudo para a realização da prova da ANAC.

 

     Outras informações: AeroSimulados

Deixar uma resposta